01.03.2018
Jovem atropelado por motorista alcoolizado na Rua Augusta deve ficar com sequelas, diz médico

Matéria publicada por Portal G1 SP, São Paulo . 31/07/2017

Gabriel Souza, de 25 anos, e outros quatro colegas foram atingidos por um carro na região central de SP. Ele passou por cirurgia para reconstruir um dos braços.

Jovem Gabriel Leite Souza, de 25 anos, deve ficar com sequelas depois de ter sido atropelado junto com outros quatro amigos por um motorista embriagado na Rua Augusta, região central de São Paulo, no último sábado (29). Ele corre risco de perder um dos braços e passou por uma cirurgia de emergência no Hospital das Clínicas para reconstruir o membro.

De acordo com médico Álvaro Baik Cho, a operação realizada foi um sucesso. “Eu diria que as chances são boas de preservar o antebraço, o punho e a mão dele”, disse. Segundo o especialista, no entanto, a movimentação do braço atingido deve ficar limitada. “É muito pouco provável que ele tenha função plenamente normal”, ressaltou.

Gabriel passou pela cirurgia de reimplante no próprio sábado, pouco depois do atropelamento. A operação durou cerca de 10 horas e não será a única. Ele passará por uma nova intervenção nesta segunda-feira (31). Conforme contou a mãe, Vitalina de Souza, o jovem está consciente, mas introvertido, evitando conversar até mesmo com familiares.

Além de Gabriel, Aline Santos Ferro, de 24 anos, outra vítima do acidente, segue internada no Hospital das Clínicas. Ela também teve de passar por uma cirurgia, na cabeça, por conta de um traumatismo craniano. O estado de saúde da jovem é considerável estável, mas ainda não há informações sobre data para alta médica.


Carro atropeloau 5 pessoas na Augusta (Foto: Reprodução/TV Globo)

O motorista Paulo Cesar Negri, de 23 anos, que atropelou Gabriel, Aline e outros três amigos depois de ingerir bebida alcoólica, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 5 mil. Ele estava detido no 78º DP, nos Jardins, e deixou a delegacia no mesmo dia. Paulo Cesar foi indiciado por lesão corporal culposa (sem intenção) e por dirigir embriagado.

Uma câmera de segurança gravou o momento do atropelamento. O vídeo mostra um Peugeot preto subindo a Rua Augusta em alta velocidade, derrapando e subindo sobre a calçada. O acidente aconteceu na altura da Rua Matias Aires, em frente a uma concessionária. O carro atropelou as vítimas e derrubou um poste de sinalização. É possível ver um clarão após a batida.

Segundo Noel Darves, advogado do motorista, seu cliente voltava de uma balada com amigos e o bafômetro constatou embriaguez. O defensor disse que o rapaz dirigia dentro do limite de velocidade da via e que acabou atropelando as pessoas depois de ter sido fechado por outro veículo. “Ele perdeu o controle do carro e está em estado de choque”. Paulo Cesar não fugiu do local do acidente.