O que é e quem pode se especializar em Cirurgia da Mão?
A Cirurgia da Mão é considerada uma especialidade médica, isto é, possuí um programa próprio de residência médica voltado à formação de um Cirurgião ou Especialista de Mão com duração mínima de 2 anos. Os candidatos a cirurgiões de mão tem como pré-requisito ter concluído uma residência médica em ortopedia, cirurgia plástica ou cirurgia geral.
No Brasil, a maior parte dos médicos que procuram a especialização em cirurgia da mão são ortopedistas. Nos Estados Unidos, a proporção de cirurgiões de mão entre ortopedistas e cirurgiões plásticos é mais equilibrada, mas ainda com predomínio de ortopedistas.
Nos centros de treinamentos credenciados, os residentes são expostos às mais diversas patologias que acometem os membros superiores, tais como: fraturas, lesões ligamentares, lesões de nervos, deformidades congênitas, artrose e artrite, traumas complexos e amputações. Além disso, recebem treinamento em laboratórios de artroscopia e microcirurgia.
O que faz um especialista em mão e punho?
A atuação do ortopedista especialista em mão e punho vai muito além do que sua titulação pode expressar. Nos principais centros de ensino no Brasil e no mundo, o cirurgião de mão tem excelente formação e capacitação para tratar de fraturas no cotovelo e no braço. O treinamento na microcirurgia reconstrutiva envolve muitas “horas de vôo” em laboratórios especializados e no acompanhamento de diversos procedimentos complexos em praticamente todas as partes do corpo. A maioria dos retalhos ou transplantes microcirúrgicos são indicados para reconstruções complexas em fraturas expostas nas pernas e pés.
Além disso, nos grandes centros de referência, o cirurgião de mão também recebe treinamento intensivo para tratar lesões de nervos periféricos nos membros superiores (plexo braquial, nervos mediano, ulnar e radial) e inferiores (nervos ciático e fibular).
A artroscopia de punho e mão faz parte do arsenal terapêutico do ortopedista especialista em mão e punho. O treinamento desta técnica inovadora e cada vez mais imprescindível, faz parte do currículo dos principais centros de treinamento para cirurgiões de mão no Brasil e no Mundo. Esse treinamento é realizado em laboratórios avançados e bem equipados para simular os procedimentos mais comuns no dia-a-dia de um profissional da área.