A procedimento de WALANT significa: Wide Awake Local Anesthetic No Tourniquet procedure. Em português seria: procedimento com anestésico local e com paciente acordado e sem torniquete.
Em linhas gerais, isto quer dizer uma cirurgia realizada com o paciente completamente acordado, isto é, sem anestesia geral ou sedação. O método WALANT vem ganhando adeptos no mundo todo, mas com maior força nos EUA e no Canadá. Ele foi idealizado e descrito pelo canadense Donald Lalonde, visando a realização de pequenos procedimentos sem a necessidade de uma complexa infra-estrutura hospitalar e sem anestesista.
A grande revolução desta técnica é a introdução de adrenalina no anestésico local que visa diminuir sobremaneira o sangramento nas incisões cirúrgicas, o que torna possível a realização de cirurgias delicadas de mão sem a utilização de garrote ou torniquete e sem anestesia geral.
As vantagens desta técnica são:
- Menor custo: não há necessidade de infra-estrutura hospitalar, podendo ser realizada em salas de procedimentos bem estruturadas.
- Maior segurança: não há necessidade de anestesia geral ou bloqueios
- Menor burocracia e maior agilidade para o agendamento da cirurgia: independente de autorização de seguradoras ou convênios.
- Conforto e comodidade: não há necessidade de internação e o paciente vai para casa no mesmo dia, quase imediatamente após a cirurgia.
Qual o perfil ideal do paciente para este tipo de procedimento?
- Pacientes adultos e sadios, sem comorbidades ou doenças significativas.
- Baixo grau de ansiedade.
Quais problemas ou patologias podem ser tratadas pelo método WALANT?
- Dedo-em-gatilho
- Pequenos nódulos e cistos nos dedos e nas mãos
- Tenossinovite De Quervain
- Síndrome do Túnel do Carpo
- Aderências tendíneas
- Pequenos ferimentos ou lesões de ponta-de-dedo